Eslováquia elege a 1ª presidente mulher de sua história


Trata-se da advogada Zuzana Caputová, futura mandatária é pró-União Europeia.

Com 45 anos, Zuzana Čaputová é também a presidente eleita mais jovem da história da Eslováquia

Zuzana nasceu em uma família da classe trabalhadora, em Bratislava. Ela cresceu na cidade vizinha de Pezinok. Descreve sua educação como tendo ocorrido dentro de uma "casa de mente aberta" e estudou Direito na Universidade Comenius em Bratislava, graduando-se na Faculdade de Direito em 1996.

Caputová superou o vice-presidente Maros Sefcovic, obtendo 58,3% dos votos contra 41,7% do adversário. O oponente ocupava o cargo de comissário da União Europeia para a Saúde.

Terceira da direita para a esquerda, com os vencedores de 2016 do Goldman Prize, juntamente com a líder do congresso americano Nancy Pelosi

No 1º turno, realizado há duas semanas, Caputová já havia liderado. A vencedora agradeceu ao eleitorado em eslovaco, húngaro e romani.

O gesto simbólico é exemplo da campanha da nova presidente, marcada pela defesa da diversidade, contra discurso de ódio e pró-União Europeia. No agradecimento, Caputová destacou ter chegado ao resultado sem golpes baixos verbais, agressões e uma retórica populista.

O eleitorado eslovaco, assim, foi de encontro ao movimento na Hungria, onde o presidente Viktor Orbán promove uma política de extrema-direita, com discurso anti-União Europeia e de apelo nacionalista.

Zuzana Čaputová representa a assim chamada "política progressista", uma tendência reformista liberal de esquerda de alguns países europeus centrais e meridionais, cujos adeptos vêm tentando se organizar e angariar apoio amplo. Eles reivindicam não apenas mais Estado de direito, transparência e boa governança, como os liberais clássicos, mas igualmente mais justiça social e solidariedade social abrangente.

Em 2016 ganhou o Goldman Prize por uma campanha bem sucedida que fechou um depósito de lixo tóxico que estava envenenando a terra, o ar e a água em sua comunidade

Estes são temas em grande parte negligenciados nas últimas três décadas, na região. Pesquisas de opinião na maioria de seus países mostram que os cidadãos não consideram seus maiores problemas a imigração ou uma União Europeia supostamente agindo de forma imperialista – como sugerem Orbán e outros demagogos –, mas sim a corrupção dos governantes, má administração e política social falha.

Ao ser eleita, Zuzana Čaputová tornou-se o exemplo mais forte da política progressiva na região. Enquanto advogada e ativista, há muito ela provou ter fôlego longo para a luta contra as estruturas mafiosas. E em sua campanha mostrou-se capaz de mobilizar os cidadãos para a própria agenda.



Nos Ajude a manter o Coletivo UNI e todas as suas frentes.

Comprando algum produto da nossa LOJA ou contribuindo para nossas causas através das nossas ASSINATURAS você nos ajuda a manter viva a nossa luta para informar, discutir e incentivar assuntos artísticos, políticos, sociais e ambientais.

0 comentário

INSCREVA-SE

 Se inscrevendo você recebe todas as principais notícias do mundo e se mantem sempre atualizado sobre os assuntos que trazemos, envolvendo arte, cultura, política, ambientalismo e muito mais..

Além de apoiar as causas e ficar por dentro do que mais te agrada, você recebe benefícios e materiais exclusivos para assinantes!

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

MENU 

© 2023 by FEEDs & GRIDs. Proudly created with Wix.com

 COLETIVO UNI 06.164.348/0001-09 Endereço: R. Basílio de Magalhães, 85 - Taquaral, Campinas - SP, 13088-010 -

Tempo estimado de entrega: 7 dias

Email: Coletivouni1@gmail.com

Telefone: 19 984495555 

O Serviço e todos os materiais nele contidos ou transferidos, incluindo, sem limitação, software, imagens, textos, gráficos, logotipos, patentes, marcas registradas, marcas de serviço, direitos autorais, fotografias, áudio, vídeos, música e todos os Direitos de Propriedade Intelectual relacionados a eles são a propriedade exclusiva do Coletivo UNI. Exceto conforme explicitamente fornecido neste documento, nada nestes Termos deverá ser considerado como uma licença em ou sob tais Direitos de Propriedade Intelectual, e você concorda em não vender, licenciar, alugar, modificar, distribuir, copiar, reproduzir, transmitir, exibir publicamente, realizar publicamente, publicar, adaptar, editar ou criar trabalhos derivados.