Base de lançamentos no Brasil será principal tema de encontro entre Trump e Bolsonaro.

Atualizado: 6 de Mar de 2019

O uso da base de lançamentos de Alcântara (Maranhão) será um dos pontos principais da visita do presidente Jair Bolsonaro ao colega americano Donald Trump, no próximo dia 19.


Presidente dos Estados Unidos da América. Donald Trump.

Os dois devem divulgar, segundo Beatriz Bulla, uma declaração conjunta sobre a “consagração dos valores comuns” e a “indicação de um caminho na relação bilateral, especialmente nas áreas econômica e comercial”.


Em evento na cidade de Nova Orleans:

"...eles vão ter um novo grande líder, dizem que é o Donald Trump da América do Sul. Vocês acreditam?” -Donald Trump

Centro de Lançamento de Alcântara (CLA): É a denominação da segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira. Sedia os testes do Veículos de Lançamento de Satélites (VLS) e destina-se, futuramente, a realizar missões de lançamento de satélites para uso do governo brasileiro.


Localização da base:

Devido à proximidade com a linha do equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação com bases em latitudes maiores. No âmbito do mercado das missões espaciais internacionais, o CLA se tornará provavelmente o único concorrente do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Ao contrário deste, entretanto, o centro brasileiro não opera lançamentos constantes (ainda não lançou nenhum satélite) em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.


Acidente:

No dia 22 de agosto de 2003, o VLS-1 V03 (Veículo Lançador de Satélites) brasileiro explodiu por volta das 13h 30 min (hora local) na base de Alcântara, três dias antes do lançamento, matando 21 técnicos, engenheiros e cientistas. Decorrido cerca de um ano, investigações apontaram uma descarga elétrica, de origem indeterminada, como causa da explosão.


WikiLeaks 2011

"Não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil. ..."

Em 2011 o WikiLeaks revelou que o governo dos Estados Unidos quer impedir a criação de um programa de produção de foguetes espaciais brasileiros. Por isso as autoridades estadunidenses pressionam parceiros dos brasileiros nessa área (como a Ucrânia) para não transferir tecnologia do setor ao país.

A restrição dos Estados Unidos está registrada em telegrama que o Departamento de Estado enviou à sua embaixada em Brasília, em janeiro de 2009, onde escreve: "Não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil. ... Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil" Os Estados Unidos também não permitem o lançamento de satélites norte-americanos (ou fabricados por outros países mas que contenham componentes estadunidenses) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, "devido à nossa política, de longa data, de não encorajar o programa de foguetes espaciais do Brasil", conforme outro documento confidencial divulgado.


Nos Ajude a manter o Coletivo UNI e todas as suas frentes.

Comprando algum produto da nossa LOJA ou contribuindo para nossas causas através das nossas ASSINATURAS você nos ajuda a manter viva a nossa luta para informar, discutir e incentivar assuntos artísticos, políticos, sociais e ambientais.



fontes: https://www.oantagonista.com/mundo/bolsonaro-com-trump/ , https://moneytimes.com.br/trump-faz-piada-sobre-comparacao-com-bolsonaro-eles-vao-ter-um-grande-lider/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara

0 comentário

INSCREVA-SE

 Se inscrevendo você recebe todas as principais notícias do mundo e se mantem sempre atualizado sobre os assuntos que trazemos, envolvendo arte, cultura, política, ambientalismo e muito mais..

Além de apoiar as causas e ficar por dentro do que mais te agrada, você recebe benefícios e materiais exclusivos para assinantes!

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

MENU 

© 2023 by FEEDs & GRIDs. Proudly created with Wix.com

 COLETIVO UNI 06.164.348/0001-09 Endereço: R. Basílio de Magalhães, 85 - Taquaral, Campinas - SP, 13088-010 -

Tempo estimado de entrega: 7 dias

Email: Coletivouni1@gmail.com

Telefone: 19 984495555 

O Serviço e todos os materiais nele contidos ou transferidos, incluindo, sem limitação, software, imagens, textos, gráficos, logotipos, patentes, marcas registradas, marcas de serviço, direitos autorais, fotografias, áudio, vídeos, música e todos os Direitos de Propriedade Intelectual relacionados a eles são a propriedade exclusiva do Coletivo UNI. Exceto conforme explicitamente fornecido neste documento, nada nestes Termos deverá ser considerado como uma licença em ou sob tais Direitos de Propriedade Intelectual, e você concorda em não vender, licenciar, alugar, modificar, distribuir, copiar, reproduzir, transmitir, exibir publicamente, realizar publicamente, publicar, adaptar, editar ou criar trabalhos derivados.